sábado, 12 de novembro de 2011

'Corintiano' Kleber quer jogar no Timão, afirma dirigente alvinegro

kleber palmeiras  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Em litígio com o Palmeiras, Kleber foi a Porto Alegre na terça-feira ouvir uma proposta do Grêmio e pediu 48 horas para dar uma resposta. Interessado na contratação do atacante, o Corinthians espera por um “não” do jogador ao clube gaúcho. Se isso acontecer, a diretoria alvinegra confia que pode ter o reforço para a próxima temporada.
Nesta quinta-feira, no CT Joaquim Grava, o diretor adjunto de futebol do Timão, Duílio Monteiro Alves, falou abertamente sobre as intenções do clube do Parque São Jorge. Afirmou ainda não estar na briga, mas deixou claro que ouviu do empresário de Kleber, Giuseppe Dioguardi, que o atacante tem vontade de defender o clube. O agente, porém, nega ter falado com o dirigente corintiano.
– Nós ainda não entramos em negociação. Estamos esperando a decisão dele em relação à proposta do Grêmio. Se não der certo lá, o Kleber interessa ao Corinthians. Já conversamos com o empresário dele e ouvimos que ele tem vontade de jogar aqui. Mas temos de esperar. Não vamos entrar em leilão – disse Duílio.
- Não estou sabendo de nada. Estamos negociando diretamente com o Grêmio. Se chegou algo do Corinthians, pode ter sido diretamente para o Palmeiras, não para mim - rebateu Dioguardi.

Renato e Juninho: uma experiência valiosa no clássico Vasco x Botafogo

A cinco rodadas do fim, o Brasileirão mexe com os nervos dos torcedores. A briga por uma vaga na Taça Libertadores acabou ganhando papel secundário. Os cinco times que compõem o G-5 adotam um único discurso: a meta é conquistar o título. Neste domingo, Vasco e Botafogo fazem um desses confrontos em que uma derrota pode complicar a vida nesta briga. Nervosismo nas arquibancadas, experiência dentro de campo para lidar com a pressão. Em General Severiano, Renato rapidamente conquistou espaço e ganhou das mãos de Gerson, o Canhotinha de Ouro, a camisa com o número oito dourado, que deixava claro a importância de ser uma das maiores contratações do futebol brasileiro nesta temporada. Na Colina, o trunfo já foi usado com êxito em tempos longínquos. O "Reizinho" Juninho, que bateu no coração para mostrar raça e amor ao Vasco na virada mais espetacular da história do clube, contra o Palmeiras, na final da Mercosul de 2000, foi recebido com coroas e corações em seu retorno.
Montagem - Juninho Pernambucano e Renato, Vasco x Botafogo (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Juninho Pernambucano e Renato, destaques de Vasco e Botafogo (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Em comum, os dois jogadores têm trajetórias muito similares. Bicampeões brasileiros (Juninho foi campeão em 97 e 2000 pelo Vasco, e Renato, em 2002 e 2004 pelo Santos), com currículo vitorioso em que se incluem vários anos em um mesmo clube da Europa (Juninho jogou oito anos pelo Lyon, e Renato, sete pelo Sevilla) e passagens pela Seleção Brasileira, ambos são os pontos de suporte de suas equipes na edição deste ano do campeonato nacional.

Guerra 'Cigano x Velásquez' marca luta por título dos pesados do UFC

Vaiado pela imensa maioria de mexicanos e descendentes que lotavam a cerimônia de pesagem dos lutadores na última sexta-feira, em Los Angeles, Cigano deu o aviso logo após confirmar estar dentro do limite de 120 quilos da categoria dos pesos pesados: "Preparem-se para uma guerra".
É assim que o brasileiro encara a luta da próxima madrugada contra o americano de origem mexicana, Cain Velásquez, pelo segundo cinturão de campeão dos pesos pesados do UFC do país (o primeiro foi de seu mentor, Rodrigo Minotauro), o maior torneio de MMA do planeta. A luta terá transmissão ao vivo da TV Globo a partir de 0h15m (de Brasília), com narração de Galvão Bueno e comentários de Vitor Belfort. O Canal Combate transmite todas as lutas do UFC Velásquez x Dos Santos a partir de 19h45m. O duelo ganhou proporções gigantescas nos EUA e em todo o mundo por colocar frente a frente os dois melhores lutadores da categoria, ainda invictos na organização, e tidos como praticamente imbatíveis dentro do octógono.
Cain Velasquez Junior Cigano pesagem UFC (Foto: Reprodução Combate)Cain Velasquez e Junior Cigano se encaram sob o olhar de Dana White na pesagem do UFC (Foto: Reprodução Combate)
Nascido na pequena cidade de Caçador, em Santa Catarina, Junior dos Santos, conhecido como "Cigano" por alguém, algum dia, ter notado alguma semelhança entre ele e o personagem Cigano Igor, vivido pelo ator Ricardo Macchi, na novela "Explode Coração", da TV Globo, parece ter tido que dar uma verdadeira volta ao mundo até chegar à também pequena Anaheim, na Califórnia, para encerrar seu ciclo em busca da glória máxima: o título mundial dos pesos pesados. Cigano lutou em grandes metrópoles como Londres, Dallas, Las Vegas e Vancouver. Em todas elas venceu, e convenceu. Sua esperança é manter a rotina invicta esta noite, no UFC Velásquez x Dos Santos, e deixar o octógono com o cinturão.
- Me preparei como nunca para esta luta. Sei que tenho pela frente um lutador completo, com muita qualidade na luta em pé e no solo. É o maior desafio da minha carreira, e justamente contra um adversário que é conhecido e respeitado como um dos melhores lutadores do planeta. Mas era isso que eu queria: disputar o título contra o melhor Cain Velásquez possível. Assim, quando eu ganhar, ninguém vai poder questionar nada. E eu vou ganhar por nocaute. Não acho que a luta dure até o quinto round. Lutas de pesos pesados que vão para a decisão dos juízes não são lutas boas. Acho que nocauteio no segundo ou no terceiro round - disse Cigano, cuja última derrota aconteceu há quase quatro anos.
Reconhecido como dono do melhor boxe do UFC, Cigano é tido como um lutador inteligente, técnico e muito rápido para alguém com sua altura e peso (1,93m e 108 quilos). Com grande qualidade na luta em pé, o brasileiro vem aprimorando sua técnica de chão. Faixa marrom de jiu-jitsu, Cigano tem recebido seguidos elogios de quem o enfrenta nos treinos, como ninguém menos do que Anderson Silva e Rodrigo Minotauro.
- O Cigano é muito forte, mas também é muito ágil. Eu brinco dizendo que, nos treinos, ele é a Mônica, e nós somos o colehinho dela, tamanha a facilidade com que ele nos domina na força. Sua técnica de chão vem melhorando demais, fruto do seus treinos com o Minotauro, e hoje posso dizer que ele consegue fazer frente a qualquer um se a luta for para o solo - garantiu o campeão dos pesos médios do UFC.
Cain Velásquez durante treino aberto para luta contra Júnior Cigano (Foto: Agência Getty Images)Cain Velásquez durante treino aberto para luta
contra Júnior Cigano (Foto: Agência Getty Images)
Mas Cigano não terá facilidade pela frente. O brasileiro enfrentará um lutador que tem no jogo de chão uma de suas maiores virtudes. Cain Velásquez foi duas vezes campeão de "wrestling", ou luta greco-romana, do estado do Arizona, e computou 196 vitórias, com apenas 27 derrotas em sua carreira nesta modalidade. Forte fisicamente, e um pouco mais baixo que o brasileiro (mede 1,85m, contra 1,93m de Cigano), Velásquez compensa a menor estatura com muita potência. Quatro quilos mais pesado que Cigano, o americano costuma usar a pouca distância como arma para derrubar seus oponentes, e aplicar o "ground and pound", como é conhecido o estilo em que se fica por cima do adversário na luta de chão e, a partir daí, aplica-se golpes de cima para baixo, buscando o nocaute.
Tido pelos especialistas como um dos lutadores mais perigosos do mundo, Velásquez está invicto na sua carreira no MMA. Venceu suas nove lutas, sendo oito delas por nocaute. No UFC, entrou no octógono sete vezes, e nocauteou seus rivais em seis oportunidades. Sua última luta, no entanto, aconteceu há mais de um ano, no dia 23 de outubro de 2010, justamente quando sagrou-se campeão ao nocautear no primeiro round o gigante Brock Lesnar, no UFC 121. Depois disso, teve de passar por uma cirurgia para corrigir uma ruptura no ligamento do ombro direito em janeiro deste ano, e só volta a lutar esta noite. Sem tanto ritmo de competição quanto Cigano, o desempenho do campeão passa a ser uma incógnita. Nesse período, o brasileiro fez uma luta, quando venceu por unanimidade o também americano Shane Carwin, em 11 de junho de 2011, pelo UFC 131.
Caso vença o combate, Cigano dará ao Brasil seu terceiro cinturão de campeão do UFC na atualidade (os outros campeões são o peso pena José Aldo e o peso médio Anderson Silva), empatando com os EUA na contagem de cinturões. Os americanos possuem quatro campeões da organização. Além do próprio Velásquez nos pesos pesados, são deles os títulos dos pesos galo, com Dominick Cruz, dos pesos leves, com Frankie Edgar, e dos pesos meio-pesados, com Jon Jones. O único lutador não-americano e não brasileiro a deter um título do UFC é o canadense Georges Saint-Pierre, nos peso meio-médio.
Além da luta principal, o UFC Velásquez x Dos Santos terá outras nove disputas. Confira a programação completa:
Clay Guida (EUA) x Ben Henderson (EUA) - Peso leve
Dustin Poirier (EUA) x Pablo Garza (EUA) - Peso pena
Cub Swanson (EUA) x Ricardo Lamas (EUA) - Peso pena
DaMarques Johnson (EUA) x Clay Harvison (EUA) - Peso meio médio
Norifumi "Kid" Yamamoto (JAP) x Darren Uyenoyama (EUA) - Peso galo
Mackens Semerzier (EUA) x Robert Peralta (MEX) - Peso pena
Alex Caceres (EUA) x Cole Escovedo (EUA) - Peso galo
Mike Pierce (EUA) x Paul Bradley (EUA) - Peso médio
Aaron Rosa (EUA) x Matt Lucas (EUA) - Peso meio pesado
PONTOS FORTES E FRACOS DE CIGANO
Rodrigo Minotauro treinando com Júnior Cigano (Foto: Reprodução)Rodrigo Minotauro treinando com Júnior Cigano
(Foto: Reprodução)
Junior Cigano tem no boxe a sua maior virtude. Treinado por Luis Dórea, que comandou a carreira de Acelino "Popó" de Freitas até o baiano alcançar o título mundial, o brasileiro costuma usar os "uppercuts" e diretos de direita como principais armas. A boa movimentação no ringue e a boa escolha de golpes são trunfos que ele pode usar contra Cain Velásquez. Os pontos fracos de Cigano estão justamente na luta de chão. Apesar de treinar jiu-jitsu com os irmãos Nogueira - Antônio Rodrigo, o Minotauro, e Antônio Rogério, o Minotouro, Cigano não é um especialista na modalidade. Se a luta contra Cain Velásquez foi disputada prioritariamente no chão, o brasileiro pode vir a ter problemas. Além disso, o brasileiro não vence por nocaute há duas lutas, quando enfrentou os dois adversários mais duros até esta noite: Roy Nelson e Shane Carwin. Mesmo tendo dominado o combate amplamente, Cigano teve de lutar os três rounds das duas lutas para confirmar seu triunfo. Se por um lado, isso evidencia um bom preparo físico, por outro coloca em dúvida seu real poder de nocaute contra oponentes do mais alto nível.
CARTEL DE JÚNIOR CIGANO NO UFC
UFC 131 - Vitória sobre Shane Carwin por decisão unânime dos juízes
UFC 117 - Vitória sobre Roy Nelson por decisão unânime dos juízes
UFC Live 1 - Vitória sobre Gabriel "Napão" Gonzaga por nocaute no primeiro round
UFC 108 - Vitória sobre Gilbert Yvel por nocaute no primeiro round
UFC 103 - Vitória sobre Mirko Cro Cop por desistëncia no terceiro round
UFC 95 - Vitória sobre Stefan Struve por nocaute no primeiro round
UFC 90 - Vitória sobre Fabricio Werdum por nocaute no primeiro round
PONTOS FORTES E FRACOS DE CAIN VELÁSQUEZ
Cain Velasquez pesagem UFC (Foto: Reprodução Combate)Cain Velasquez na pesagem do UFC
(Foto: Reprodução Combate)
O americano é um especialista na luta de chão. Sua sólida formação em "wrestling" lhe dá vantagem contra adversários que, como Cigano, não são especialistas em combates no chão. Sua força física e o costume de enfrentar adversários mais altos e pesados tornaram Velásquez um lutador habituado a ter de encurtar a distância para atingir os seus oponentes. Além disso, possui ótimo condicionamento físico, e não deve ter problemas em enfrentar uma disputa de cinco rounds, apesar de ter vencido suas últimas três lutas por nocaute, contra adversários de alto nível (Ben Rothwell, Minotauro e Brock Lesnar). Seu ponto fraco está justamente na menor envergadura e no boxe. Se for mantido à distância por Cigano, terá sérios problemas para atingir o brasileiro.
CARTEL DE CAIN VELÁSQUEZ NO UFC
UFC 121 - Vitória sobre Brock Lesnar por nocaute no primeiro round
UFC 110 - Vitória sobre Rodrigo Minotauro por nocaute no primeiro round
UFC 104 - Vitória sobre Ben Rothwell por nocaute no segundo round
UFC 99 - Vitória sobre Cheick Kongo por decisão unânime dos juízes
UFC Fight Night 17 - Vitória sobre Denis Stojnic por nocaute no segundo round
UFC Fight Night 14 - Vitória sobre Jake O'Brien por nocaute no primeiro round
UFC 83 - Vitória sobre Brad Morris por nocaute no primeiro round
O COMBATE
A disputa do título dos pesos pesados do UFC acontece em cinco rounds, de cinco minutos cada, por um minuto de descanso entre eles. O combate pode ser interrompido pelo árbitro a qualquer momento, caso ele ache que um lutador não esteja conseguindo mais se defender dos ataques do adversário. Além disso, a disputa termina caso um lutador seja nocauteado, desista do combate, ou o seu córner jogue a toalha, retirando seu lutador da disputa. Caso a luta vá para a decisão dos juízes, o regulamento determina que cada vencedor de round receba dez pontos, e o perdedor receba nove pontos ou menos, a critério de cada um dos três juízes. Quem somar mais pontos no somatório geral, é declarado o vencedor. Se ambos somarem o mesmo número de pontos, será decretado o empate, e o campeão mantém o cinturão.

Mourinho perde paciência com Neymar e não quer mais o 'galo'

Neymar em coletiva no Santos (Foto: Adilson Barros/Globoesporte.com)
A renovação de contrato de Neymar com o Santos até 2014 fez José Mourinho perder a paciência com o craque brasileiro, segundo o jornal espanhol "Marca" deste sábado. De acordo com a reportagem, o técnico tirou o "galo" - forma como chama o atacante, por causa do penteado - dos planos do Real Madrid para o futuro porque o craque nunca manifestou publicamente seu desejo de atuar pelo time merengue.
A imprensa espanhola dava como certa a transferência de Neymar para o Real em breve e chegou a publicar que o clube estava disposto a pagar € 20 milhões (R$ 47 milhões) adiantados para ter o atacante somente em 2012. A renovação do craque com o Santos pegou os jornais locais de surpresa e, de acordo com o "Marca", Mourinho também.
Segundo a reportagem, o técnico quer "jogadores comprometidos" com o Real e "Neymar em nenhum momento deu sinais que deseja jogar no Santiago Bernabéu". O jornal diz ainda que "se no futuro o clube acabe contratando Neymar, ele será recebido como um a mais pelo treinador".
O "Marca" cita ainda um pré-contrato que teria sido assinado pelo atacante com o Real e que só faltava a assinatura do presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, para que a negociação fosse sacramentada. Mas o dirigente teria "enrolado" o clube merengue com medo de perder as próximas eleições no Peixe.
A reportagem diz que até a presidente da República, Dilma Rousseff, ajudou o Santos a segurar Neymar fazendo o contato para que o Banco do Brasil desse crédito de € 40 milhões (R$ 95 milhões) ao clube para cobrir os salários do camisa 11.